CAPOEIRISTA LUTA CONTRA A OBESIDADE

006009Hoje eu conto a história de um capoeirista que luta contra a obesidade mórbida desde a infância.

E você vai se perguntar: um obeso lutando capoeira?

Sim, parece difícil acreditar, porque a capoeira exige muito do corpo, é preciso força, flexibilidade, piruetas, apoios de mão, movimentos rápidos, para que o praticante se esquive do adversário…

Então, como acreditar que alguém com 120 quilos e que já chegou a pesar 160 quilos, pode lutar capoeira?

Está aqui a prova no vídeo. Veja o desempenho de Vinicius Garcia. No início do vídeo, ele está ensinado a Juliana, que começa a aprender, e já para o final mostra todo o seu potencial:

Viu só?

Vinicius tem 30 anos, faz capoeira desde os 10 anos. E em todo esse tempo nunca desanimou apesar das dificuldades que o peso acarreta para o desenvolvimento dos movimentos.

Muito determinado. Há muito amor envolvido.

Ele dá aulas o dia todo, e ainda participa de eventos nos fins de semana. Para não sofrer com lesões por causa do peso é acompanhado por uma fisioterapeuta e faz exercícios de fortalecimento da musculatura.

O professor Vinicius está dando aulas às terças e quintas na Body Tech de Botafogo. E o telefone dele para quem quiser mostrar a capoeira em eventos é: 21-96966 58 11.

Para ele só posso desejar que o esforço tremendo dê resultado. Muito foco, o que é bastante difícil para quem sofre em perder peso. E continue na batalha.

SOBRE A HISTÓRIA DA CAPOEIRA:

capoeira escravos

A capoeira surgiu da necessidade dos escravos em se defenderem dos senhores das fazendas. Eles eram sempre alvo de agressão e castigos violentos, então se basearam em lutas africanas e criaram um estilo próprio para se defender.

A capoeira virou um jogo devido à necessidade dos escravos de se camuflarem porque eram perseguidos. Numa época, a capoeira chegou a ser proibida.

Hoje a maioria dos praticantes joga capoeira como uma atividade física, não para machucar o outro.

A luta é considerada símbolo da liberdade. Algumas imagens lindas para vocês… 

capoeira 1capoeira 2capoeira 3capoeira 5capoeira 7Não posso deixar aqui a minha homenagem e meu beijo para o Mestre Gavião, meu mestre. É, eu também já fiz capoeira.

O mestre Gavião é de Brasília e faz um trabalho lindo de capoeira, sem cobrar nada para dar aulas. Um belo trabalho social, que fiz questão de participar, tanto que aprendi a lutar, apesar de estar enferrujada. RRRRRSSS.

Obrigada meste Gavião. Que você continue levando saúde e emoção para a vida dessas pessoas.

026

Mestre Gavião à esquerda, com mestre Aranha, à direita.